quarta-feira, 17 de maio de 2017

Prefeitura de Sítio Novo em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde realizou Dia D de vacinação contra influenza

(Equipe do PSFI)

A Prefeitura Municipal de Sítio Novo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o "Dia D" da Campanha nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), sábado (13), das 08h às 16h. Nos, PSFI(sede), PSFII(distrito) e PSFIII(volante).

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, conhecida popularmente como gripe.
O público alvo da campanha inclui crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.
De acordo com o secretario de Saúde, Dário Serafim, com o "Dia D" já foi alcançado uma grande porcentagem mas a meta é vacinar mais de 90% de cada um dos grupos prioritários. Ele ressalta ainda a importância da vacinação. "Nossa meta é vacinar mais de 90% de cada grupo prioritário e pedimos a conscientização da sociedade porque realmente a vacinação é muito importante para prevenirmos a doença e reduzirmos as complicações, adoecimento, internações, e as mortalidades decorrentes da gripe, principalmente, nos idosos. A vacina se encontra disponível nas unidades básica de saúde do distrito e da sede, Sítio Novo", destacou o secretário. 
Para receber a vacina, será necessário levar o Cartão de Vacinação e Cartão SUS, e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

A vacina é fundamental contra a gripe, mas há contraindicações para alguns casos e as pessoas precisam ficar atentas a isso. Quem tem alergia grave as proteínas do ovo, por exemplo, não podem ser vacinadas porque se utiliza ovos de galinha no processo de produção da vacina e elas podem ter reações. As crianças menores de seis meses também não podem, assim como quem está com doenças febris agudas. 
(Equipe do ESFII)

Saiba mais sobre a Influenza 
Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.