sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Sesap realiza capacitação em Controle da Tuberculose para profissionais de saúde de Sítio Novo, RN

A Prefeitura Municipal de Sítio Novo através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESAP, realizou na manhã de ontem, quinta-feira (16), na Escola Municipal Presidente Médici, mais uma capacitação com os profissionais da atenção básica: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Técnicos de Enfermagem, Agentes de Saúde; dessa vez sobre o controle da tuberculose.
"Por meio da capacitação, temos o intuito de sensibilizar na busca ativa de sintomáticos, de modo a propiciar o diagnóstico precoce da tuberculose e início imediato do tratamento efetivo, garantindo um controle da doença, para que deixe de ser um problema de saúde pública", disse Valéria Nepomuceno, técnica responsável pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose.


As principais dificuldades referentes ao enfrentamento da tuberculose são o diagnóstico tardio e o tratamento inadequado, que contribuem com a disseminação do agravo e com a ocorrência de casos extensivamente resistentes (quando o paciente não responde ao tratamento realizado).
Tuberculose - Causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, a doença pode ocorrer, também em outras partes do corpo, como ossos e rins. Para se prevenir contra o agravo, é recomendado evitar ambientes fechados e mal ventilados, que favorecem a transmissão, ocorrida de pessoa para pessoa, por meio de espirro, tosse e fala. Em caso de tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, falta de apetite, cansaço ou dor no peito, o indivíduo deve procurar a unidade de saúde mais próxima, para que se verifique a ocorrência ou não da tuberculose. Se positivo, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, tendo uma duração mínima de seis meses, sem interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. Apenas o médico, por meio de exames, pode confirmar a cura do agravo, com o término do tratamento.
No finalzinho da capacitação foram divididos os participantes em dois grupos, onde foi promovido um quiz com perguntas e respostas referente a capacitação realizada.  Através do quiz houve uma interação e uma disputa entre os dois grupos que mais contribuiu para o conhecimento, onde todos acabaram ganhando. Na oportunidade foram sorteados brindes e teve entrega de certificados.
O sub-coordenador dos PSFs, Tiago Silva agradeceu a presença de todos presentes e reiterou que a SESAP em parceria com a Prefeitura de Sítio Novo e Secretaria Municipal de Saúde irão realizar outras capacitações no município de Sítio Novo com outros temas.
Fotos e cobertura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.