terça-feira, 7 de junho de 2016

ELEIÇÕES 2016: Por Que Um Candidato Com Menos Votos que Outro Pode Ser Eleito?

Nas eleições para vereador, nem sempre o candidato com mais votos é eleito, porque a eleição para esse cargo é definida através de um sistema diferente: o sistema proporcional (é possível votar no candidato ou no partido).

O quociente eleitoral e o quociente partidário são determinantes na eleição dos vereadores e na distribuição das vagas.

O quociente eleitoral determina os partidos ou coligações que vão poder colocar os seus candidatos nas vagas existentes nas eleições. O quociente eleitoral é calculado dividindo o número de votos válidos (no município) pelo número de vagas existentes na Câmara Municipal em questão. Um candidato com menos votos que outro pode ser eleito, desde que o seu partido tenha atingido o quociente eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.