terça-feira, 31 de março de 2015

Senadora Fátima Bezerra votou contra a redução da maioridade penal

fatima maioridade penalEnquanto a grande maioria da bancada federal do Rio Grande do Norte votou a favor da redução da maioridade penal, a senadora Fátima Bezerra (PT) votou contra. Um direito que deve ser respeitado.
Porém..
O que se viu nas Redes Sociais foi uma avalanche de opiniões contra a posição da senadora.

Nossos jovens estão sendo buscados nas ruas para fazer parte do crime”, disse Felipe Maia

felipePECA redução da maioridade penal de 18 para 16 anos foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (31). De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), integrante da CCJC, a comissão aprovou a admissibilidade da proposta, ou seja, a constitucionalidade e a legalidade do texto. Agora, será criada uma comissão especial para examinar o conteúdo da matéria.
“A PEC tramita há 22 anos e merece ser discutida pelos parlamentares”, destacou o deputado. “Entre 2008 e 2012, cresceu em 21% o número de jovens que cumprem medidas socioeducativas. Isso significa que os nossos jovens estão sendo buscados nas ruas para fazer parte do crime. Certamente que não é a solução definitiva para os índices de violência no país. A solução passa por melhorar a educação e o sistema prisional. Mas é fundamental debater a matéria. Reduzir a idade é um item que está em conformidade com as ruas e é um passo na tentativa de reduzir a insegurança no Brasil”, disse.

CCJ da Câmara aprova proposta que reduz maioridade penal


O texto permite que jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes possam ser condenados a cumprir pena numa prisão comum. Hoje, qualquer menor de 18 anos que comete algum crime é submetido, no máximo, a internação em estabelecimento educacional.Para avançar, a proposta agora precisa passar pela análise de uma comissão especial de deputados, que analisam o mérito (conteúdo) da PEC. Essa fase deve durar 40 sessões, que leva aproximadamente dois meses.

RN: Bandidos matam criança de quatro anos durante invasão em Muriú

Uma menina de apenas quatro anos, identificada como Evelin Vitória Pereira da Cruz, foi assassinada, na noite de ontem (30), quando bandidos invadiram uma casa em Porto Mirim, praia de Muriú, litoral Norte do RN.

De acordo com a polícia, quatro homens armados chegaram em um veículo de cor preta, invadiram a residência e atiraram em todas da família. A mãe da garota e mais dois irmãos, um de dois anos e outro de 13 anos, também foram baleados e socorridos para o pronto socorro Clóvis Sarinho.

Testemunhas relatam que os bandidos chegaram no local procurando os pais da garota. Ao perceber que os homens estavam armados, o pai da criança fugiu e os bandidos começaram a atirar contra os que estavam em casa. Evelin tentou correr e foi morta no próprio quarto.

Sítio Novo/RN: Audiência publica para aprovação do plano de medida sócioeducativo em meio aberto

A prefeitura Municipal de Sítio Novo através da Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou no dia 11/03/2015 o plano municipal de atendimentos socioeducativo em meio aberto para adolescentes do Município de Sítio Novo/RN, o evento foi realizado no CRAS onde tiveram presentes representantes de instituição do nosso município.




Venda de ingressos para os Jogos Rio 2016 começa nesta terça-feira

Mascote das Olimpíadas dá uma volta no bondinho do Pão de Açúcar (Foto: Alex Ferro / Rio 2016 / Divulgação)A venda de ingressos na internet para as Olimpíadas de 2016 no Rio começa nesta terça-feira (31), às 14h. Das 7,5 milhões de entradas, 70% delas são reservadas para brasileiros .
Os bilhetes vão de R$ 70, com opção de meia-entrada e os ingressos podem ser parcelados em até cinco vezes. O mais caro, de R$ 4,6 mil, é o da cerimônia de abertura, em 5 de agosto, no Maracanã.
O futebol é o único esporte com mais de uma sede. Haverá partidas no Rio, em São Paulo, em Belo Horizonte, em Salvador, em Brasília e Manaus. Os ingressos para os jogos de São Paulo não estarão disponíveis porque a prefeitura ainda não assinou o contrato com o comitê organizador.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Rogério Marinho, Fábio Faria, Walter Alves e Felipe Maia são favoráveis a redução da maioridade penal

deputadosfederaisrnPor Alex Viana/ Jornal de Hoje.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara convocou reunião extraordinária hoje às 14h30 para deliberar sobre a admissibilidade da PEC 171/93 que trata da redução da maioridade penal no Brasil. Quatro deputados federais e um senador pelo Rio Grande do Norte já se manifestaram favoráveis à diminuição da maioridade penal no Brasil. Os deputados Felipe Maia (DEM), Fábio Faria (PSD), Walter Alves (PMDB) e Rogério Marinho (PSDB) são a favor da redução.

Em coletiva de imprensa, Polícia acredita que quadrilha parcialmente morta tem cerca de 20 integrantes

hefesto
Na manhã desta segunda-feira (30) a delegada adjunta da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEICOR), Danielle Filgueira, e o comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE), Major Rodrigo Trigueiro, detalharam em coletiva de imprensa, realizada no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a Operação “Hefesto”, deflagrada na madrugada do último domingo (29), na cidade de Currais Novos. Também participaram da coletiva, a secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, o Delegado Geral de Polícia Civil, Stenio Pimentel, e o comandante da Polícia Militar, coronel Ângelo Dantas.
Durante a coletiva, a delegada Danielle Filgueira esclareceu que a ação de domingo foi resultado de um trabalho de investigação que o DEICOR vinha fazendo em torno da quadrilha. Ela explicou que no momento da abordagem o grupo se preparava para realizar mais uma explosão de caixa eletrônico naquela região. De acordo com a delegada, as investigações apontam que a quadrilha é composta por no mínimo 20 integrantes. “As investigações continuarão para que possamos identificar e prender os demais membros”, disse Danielle.

RN: Acidente deixa três mortos na BR-304, entre os municípios de Fernando Pedroza e Angicos

acidente1Um acidente matou três pessoas na tarde desta segunda-feira (30) na BR-304, entre os municípios de Fernando Pedroza e Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte. A colisão envolveu um carro do Governo do Estado e uma caminhonete. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, o carro do governo, um Gol branco, derrapou na pista por causa da chuva e invadiu a faixa contrária, batendo de frente com a caminhonete, uma S10. Das quatro pessoas que estavam no Gol, três morreram e uma está gravemente ferida. Na S10, as duas pessoas que estavam na caminhonete sofreram ferimentos leves.

O acidente aconteceu às 15h45 no Km 151 da BR-304.

domingo, 29 de março de 2015

Currais Novos/RN: Madrugada de tiroteio entre policiais e bandidos resulta em 7 mortos

Munição encontrada com suspeitos foi apreendida pela polícia potiguar (Foto: Divulgação/PM)Sete homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltar bancos morreram em confronto com a polícia do Rio Grande do Norte na madrugada deste domingo (29) na cidade de Currais Novos, região Seridó potiguar. A ação, feita por policiais da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi realizada por volta das 2h às margens da BR 226, na entrada da cidade. Os suspeitos ainda não foram identificados.
De acordo com a polícia, os homens que estavam em dois carros e quando viram os policiais abriram fogo. Os policiais reagiram. Sete suspeitos morreram e um foi preso. Esse homem preso disse que é taxista e que havia sido sequestrado pelo grupo e obrigado a dirigir.
No interior dos veículos, foram encontrados explosivos e armas de fogo de diversos calibres, entre elas pistolas, revólveres e escopetas de calibre 12.
A Polícia Civil deve se pronunciar sobre a operação nas próximas horas..
Fonte: G1/RN

Programação da Semana Santa da Paróquia de Santa Teresinha em Tangará/RN

semana-santa1-1
paroquia1

A importância do Domingo de Ramos

domingo de ramosA Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia havia poucos dias e estava maravilhado. Ele tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos profetas; mas esse mesmo povo tinha se enganado no tipo de Messias que Cristo era. Pensavam que fosse um Messias político, libertador social que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.
Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, mas o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

sábado, 28 de março de 2015

Com quase 7 mil casos suspeitos, RN decreta epidemia de dengue

Imagem de arquivo mostra exemplar do mosquito Aedes Aegypt picando braço na Flórida de integrante do setor epidemiológico  (Foto: Wilfredo Lee/AP)A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (27) um decreto que coloca o Rio Grande do Norte em situação de epidemia de dengue. O cenário epidêmico foi decretado pelo secretário Ricardo Lagreca em função do aumento significativo no número de notificações.

Do início deste ano até esta sexta-feira, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 169,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença. O prazo para diagnóstico laboratorial é de 60 dias.

PMDB fecha consenso em torno de Henrique Alves para comandar Turismo

A cúpula do PMDB chegou a um consenso em torno do nome do ex-presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para ocupar o Ministério do Turismo. Ele irá para a vaga que hoje é ocupada pelo ministro Vinicius Lage, afilhado político do presidente do Senado, Renan Calheiros.

Com o anúncio de dois novos ministros nesta sexta-feira (27), Renato Janine Ribeiro para o Ministério Educação e Edinho Silva para a Secretaria de Comunicação Social, a expectativa é que o nome de Henrique Alves seja o próximo ser anunciado para integrar o primeiro escalão de Dilma. Alves já escolheu até um apartamento para alugar em Brasília.

Bombeiros retiram de tubo corpo de homem sugado por chuva em Natal

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil encontraram o corpo na noite desta sexta-feiraO Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e a Defesa Civil de Natal enfim conseguiram resgatar, já na madrugada deste sábado (28), o corpo do auxilar de pedreiro Klebson Nascimento, de 37 anos, que passou quase uma semana preso dentro de uma tubulação de drenagem no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste da capital potiguar.
Klebson estava sendo procurado desde o início da tarde do último sábado (21), quando foi sugado pelo bueiro que fica na Rua Atalaia. Ele tentava desobstruir a passagem da água da chuva que caía naquele momento quando aconteceu o acidente.
A retirada do corpo foi anunciada pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros às 3h36.

terça-feira, 24 de março de 2015

RN: Pequenos reservatórios do interior transbordam após fortes chuvas

Barragem de Pepta foi uma das que transbordou em Campo Grande (Foto: CG na Mídia)As chuvas intensas que caíram em diversas regiões do Rio Grande do Norte fez com que pequenos açudes transbordassem. Na zona rural do município de Campo Grande, na região Oeste do estado, vários açudes encheram o que fez sangrar a Barragem de Pepeta e a Barragem da Fazenda Pedra Branca.
Em Angicos, o açude José Teodoro, situado no Centro da cidade, também sangrou. O açude Pataxó, em Ipanguaçu, transbordou nesta terça-feira (24) com o acúmulo das chuvas dos últimas dias.
Apesar da alegria do sertanejo que comemou as chuvas do últimos dias, a Emparn prevê que as chuvas deverão mostrar um comportamento variando de normal a abaixo do normal.        
No monitoramento das chuvas que ocorrem sobre o estado do Rio Grande do Norte é observado que durante o mês de janeiro de 2015, as chuvas apresentaram uma distribuição bastante irregular, tanto espacial como temporal, além de apresentar baixos valores, não atingindo a média esperada para o mês. Foi registrada a predominância de chuvas abaixo de 20 milímetros (mm), e somente em algumas localidades isoladas do litoral leste e Alto Oeste é que as chuvas observadas apresentaram valores mais expressivos.

Tragédia: Avião com 150 pessoas cai na França

Arte completa - mapa da queda, raio-x do avião Airbus A320 e altitude (Foto: Arte/G1)Um avião Airbus da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França nesta terça-feira (24). A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Duesseldorf, na Alemanha, segundo autoridades aéreas. O voo 4U9525 viajava com 150 pessoas a bordo (144 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes).
O QUE SE SABE ATÉ AGORA:
– Um avião Airbus A320, da companhia Germanwings, caiu na manhã desta terça-feira (24), no sul da França;
– A aeronave levava 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes;
– Não há sobreviventes, disse o governo francês;
– O voo 4U9525 fazia a rota Barcelona, na Espanha, a Düsseldorf, na Alemanha;
– A aeronave descolou às 9h55 locais (5h55 de Brasília);
– Segundo a empresa, a queda durou oito minutos;
– Destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude;
– O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, confirmou que uma caixa-preta do avião foi encontrada;
– A Direção Geral de Aviação Civil da França negou que um pedido de socorro teria sido emitido pelo avião antes da queda;
– O avião passou por manutenção de rotina um dia antes do acidente;
– Ainda não se sabe o que causou o desastre.

sábado, 21 de março de 2015

Vereadores da região Trairi integram na nova diretoria da FECAM

Representando a região Trairi os vereadores e presidentes das Câmaras Municipais de Sítio Novo(Adegilson Gonçalo), Santa Cruz(Josemar Bezerra) e Lajes Pintada(Charles Palhares), tomaram posse nesta sexta-feira(20), como integrante da nova diretoria da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam).

A posse foi oficializada durante o 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN, realizado na Escola de Governo, em Natal.

Femurn e Fecam apresentam proposta de reforma política em encontro de prefeitos e vereadores

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e a Federação das Câmaras Municipais do Estado (Fecam) realizaram, na tarde desta sexta-feira (20), o primeiro encontro estadual de prefeitos e vereadores, no auditório da escola de governo, em Natal.

Na ocasião, tomou posse como novo presidente da Femurn o prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD). Também foi empossado o novo presidente da Fecam, também de Mossoró, o vereador Jório Nogueira (PSD).

A Femurn apresentou sua proposta de Reforma Política, com o fim da reeleição, do financiamento privado de campanha e realização de releições gerais para todos os cargos eletivos de cinco em cinco anos.

Prestigiaram o evento o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e o governador Robinson Faria (PSD), que discursaram sobre a importância do movimento municipalista para o Brasil e para o Estado.

Representando o município de Sítio Novo estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal Adegilson Gonçalo e os vereadores Inácio Damiao, Clédia Gerda e Nira de Bidoca. 

Participaram do encontro cerca de 120 prefeitos potiguares e mais de mil vereadores.











Vejam Mais Fotos AQUI

Sítio Novo/RN: Prefeito entrega material doado à Associação Comunitária Chiquinho Fernandes

O prefeito de Sítio Novo Richardson Xavier Cunha, realizou na última quarta-feira(18), a entrega dos materiais doado pela prefeitura municipal à Associação Comunitária Chiquinho Fernandes. 

Os materiais foram entregue a Juvanilson Gonçalo de Souza, presidente da referida associação. 


Ministro garante investimentos no RN e recebe homenagem da Assembleia‏

Os deputados estaduais representaram a Assembleia Legislativa em reunião que ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), na Governadoria, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), o governador Robinson Faria (PSD) e auxiliares do Ministério e do Poder Executivo estadual. O ministro garantiu investimentos no estado e recebeu homenagem da Assembleia Legislativa.

Durante o encontro, o ministro e o governador assinaram ordem de serviço para universalização do saneamento em Natal, com investimentos de R$ 504 milhões, sendo R$ 360 aplicados já na primeira fase. O objetivo é fazer com que quase todo território da capital potiguar seja beneficiado, passando dos 33% para 98% da cidade saneada.

RN: Suspeitos de comandar rebeliões são transferidos para presídio federal

Dezesseis presos apontados como suspeitos de comandar a onda de rebeliões que atingiu 14 das 33 unidades prisionais potiguares ao longo de oito dias foram transferidos na manhã deste sábado (21) para o Presídio Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

A informação foi confirmada pelo juiz da vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar. De acordo com o juiz, os presos estavam em três unidades prisionais localizadas nas cidades de Nísia Floresta e Nova Cruz, na Grande Natal.

As rebeliões, que ocorreram entre 11 e 18 de março, geraram uma crise que levou à exoneração do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes da Silva Filho. No mesmo período, ônibus foram incendiados nas ruas. A suspeita é de que a ordem tenha partido de dentro dos presídios. Aulas foram suspensas e a Força Nacional foi enviada ao estado para apoiar a segurança.

Comunidade de Serra de Baixo realiza abertura da Festa Religiosa de São José

Na última quarta-feira (18), teve a abertura da Festa Religiosa de São José na comunidade Serra de Baixo, com o Tema São José, Queremos Professar, Celebrar e Testemunhar a Nossa Fé.
A imagem de São José saiu da casa de Marta Cristiane do Sitio Cabeço conduzida por fieis até a capela de São José, Após o hasteamento da bandeira teve inicio a celebração presidida pelos ministros Sebastião e Rita de Messias.
Compareceu um grande número de fies na abertura da Festa Religiosa do Padroeiro São José. O Tríduo de São José iniciou na última quarta-feira (18) e será finalizado hoje, sábado (21), com missa de encerramento às 19:00 horas.

FNF lança troféu do Campeonato Potiguar 2015

JLSeguindo a sua tradição de homenagear os grandes símbolos do Rio Grande do Norte, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) apresentou nesta sexta-feira (20), o layout do troféu temático do campeão do Campeonato Potiguar 2015. Este ano, a homenagem vai para o estádio Juvenal Lamartine, no Tirol, berço do futebol no estado.


MEDALHASInvestir em troféus temáticos é uma marca da gestão do presidente José Vanildo. “Depois de prestar homenagem à Fortaleza dos Reis Magos, ao Farol de Mãe Luiza e à Arena das Dunas, decidimos em 2015 pelo estádio Juvenal Lamartine, que é um símbolo do nosso esporte no Rio Grande do Norte”, destaca o presidente.

A proposta já apresenta a iniciativa da FNF de revitalizar o estádio, com a ampliação da antiga Tribuna de Honra do JL, mantendo o charme do estádio, fundado em 12 de outubro de 1928. “Não podemos deixar o JL abandonado. É um patrimônio do estado e que precisa de uma revitalização. Lançamos a iniciativa e esperamos que ela seja aceita pela sociedade”, destaca.

Assaltantes dos Correios são presos pela PM em Severiano Melo/RN

IMG-20150320-WA0047-800x418A Polícia Militar prendeu parte de uma quadrilha de assaltantes de agências dos Correios nesta sexta-feira (20) no Município de Severiano Melo. A ação aconteceu por volta das 10h50min quando policiais que realizavam um patrulhamento de rotina perceberam uma movimentação estranha em uma casa.

Ao serem abordados três homens tentaram fugir, mas foram presos. Já um quaro homem fugiu em um Ford Eco Esport de cor preta. A PM segue em diligências para capturar o outro suspeito que está foragido.
Do Portal 190rn.com

quarta-feira, 18 de março de 2015

Sancionada Lei que torna crime venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes

A partir de agora, a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes será considerada crime. É o que determina a Lei 13.106/2015, sancionada pela presidente da República Dilma Rousseff na última terça-feira, 17 de março. A medida está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 18. 

De acordo com a redação, fica proibido “vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.
Em caso de descumprimento da Lei, o indivíduo está sujeito a pena de dois a quatro anos de detenção.

Para as questões mais graves, a Lei prevê a aplicação de multas, que variam entre R$ 3 mil e R$ 10 mil. Enquanto a quantia não for recolhida, o estabelecimento ficará interditado.

Força Nacional e PM chegam ao maior presídio do RN para evitar novo motim

Homens da Força Nacional chegaram ao maior presídio do RN nesta quarta (Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte)Homens da Força Nacional e do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) chegaram no início da tarde desta quarta-feira (18) à Penitenciária de Alcaçuz, maior complexo prisional do Rio Grande do Norte, e ao Presídio Rogério Coutinho Madruga, localizados na cidade de Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal. O objetivo da ação é evitar novos motins nas duas unidades e retomar o controle de Alcaçuz que, desde a primeira rebelião na última quarta-feira, o estado não tem acesso.

terça-feira, 17 de março de 2015

Força Nacional chega a Natal para auxiliar na segurança de presídios

Homens da Força Nacional chegaram a Natal em um Hércules da FAB (Foto: Georgia Câmara)Setenta e nove homens da Força Nacional desembarcaram em Natal na manhã desta terça-feira (17) para reforçar a segurança nas unidades prisionais potiguares, onde ocorre uma série de rebeliões desde a semana passada.
A previsão, segundo a Secretaria de Segurança Pública, é que a tropa chegue a 200 militares ainda nesta terça. Há um acordo para que até 300 homens da Força Nacional atuem no Rio Grande do Norte. O pedido de reforço foi feito pelo governador Robinson Farias ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Desde a última quarta-feira (11), presos se revoltaram em 11 unidades prisionais. Até o final desta manhã, duas ainda não estavam com a situação controlada: a Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, e o Centro de Detenção Provisória de São Paulo do Potengi.
O Rio Grande do Norte possui atualmente 33 unidades prisionais.