sábado, 12 de setembro de 2015

Sítio Novo/RN: Saudoso Manoel Camilo Mafra poderá ser Homenageado com nome em Ginasio Poliesportivo

O Presidente da Câmara dos Vereadores de Sitio Novo/RN, Adegilson Gonçalo, apresentou na ultima sessão da Câmara, e aprovado pelos demais Vereadores, uma Ementa sugerindo ao Prefeito Municipal de Sitio Novo, Richardson Xavier, que encaminhasse a Casa, um Projeto de Lei denominando “MANOEL CAMILO MAFRA”,

No qual enseja nomear o Ginásio Poliesportivo situado na Rua Ferreira Chicó, “MANOEL CAMILO MAFRA” prestando-se assim um justo reconhecimento a este cidadão exemplar, que em vida muito contribuiu através do seu trabalho honrado para o progresso e engrandecimento da nossa cidade.

Manoel Camilo Mafra é Pai do Ex Prefeito de Sitio Novo/RN, Francisco Camilo (Chiquinho Camilo).

Manoel Camilo Mafra nasceu em 15 de julho de 1899 no Sítio Malhada do Galdino, que na época pertencia ao município de Santa Cruz/RN. Atualmente o local recebe o nome de Fazenda São Paulo e passou a pertencer à cidade de Sítio Novo desde 1958 quando a mesma foi desmembrada do município de São Tomé e elevada à categoria de município do Rio Grande do Norte.

Na década de 20, Manoel Camilo Mafra migrou em retirada com o gado para o sertão do estado, se instalando em Santana dos Matos/RN, onde conheceu Maria (filha de Luiz Florêncio), com quem se casou e logo em seguida ficou viúvo. Retornou à terra natal e foi trabalhar como caixeiro viajante, profissão que lhe proporcionou a aquisição de experiência, conhecimento e muitas amizades. Nas andanças de caixeiro viajante, conheceu no município de Barcelona, Maria do Carmo Azevedo , com quem se casou no ano de 1932 e foi morar em Araruna no Estado da Paraíba, onde nasceram cinco filhos, dos quais quatro faleceram ainda recém-nascidos, apenas um sobreviveu: Adonai. De Araruna, foi para Barra de Santa Rosa/PB com sua esposa Maria do Carmo e lá nasceram as filhas: Adail e Avani.

Ainda na década de 30, Manoel Camilo voltou à sua terra, onde fixou moradia, prosperou e aumentou a família com nascimento de mais dez filhos: Arnóbio, Aldaci, Artéfio, Pedro, Ailton Auri, Albani, Francisco (Chiquinho Camilo), Maria Goreti e Maria de Fátima.

Na década de 50 Manoel Camilo Mafra tornou-se influente na vida política, assumindo o cargo de vereador na Câmara Municipal de São Tomé/RN.

Manoel Camilo Mafra faleceu aos 90 anos no dia 19 de dezembro de 1989.

Do Blog SN em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.