sexta-feira, 31 de outubro de 2014

'Espetáculo' de águas no semiárido do RN desaparece com seca histórica

Açude Gargalheiras, no Seridó, tem apenas 5,6% da capacidade. 'Sangria' do reservatório atraía milhares de turistas na cidade de Acari.
O sertanejo que mora no Seridó potiguar nunca sofreu tanto com a falta de chuvas. “Minha mãe dizia que nós tínhamos um mar de água doce na porta de casa, e que jamais nos preocuparíamos com a seca. Agora, só nos resta rezar”, lamenta o agricultor Fabiano Santos. Como ele, mais de 11 mil pessoas que vivem em Acari e 44 mil em Currais Novos dependem do açude Gargalheiras, que está com 5,6% da capacidade. As prefeituras dizem que a situação é desesperadora. O Seridó é uma das regiões mais afetadas pela seca no Nordeste, e fica no semiárido do Rio Grande do Norte, conhecido pela pouca folhagem e sombra da vegetação.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Serra da Tapuia: Nota de Falecimento


É com muito pesar que o blog RN Informa comunica o falecimento da Srª. Eunices Felix dos Santos Silva, mais conhecida por ( Nicinha de Manuel Pequeno)65 anos, moradora do distrito Serra da Tapuia.

Nicinha estava passando por graves problemas de saúde e faleceu na manhã desta quinta-feira 30 de outubro em sua residência.

O sepultamento será nesta sexta-feira (31), no cemitério público do Distrito Serra da Tapuia, após a missa que será celebrada na Igreja Católica de São Francisco de Assis, às 8:00 horas da manhã.

Sítio Novo/RN: Secretaria de Saúde realiza evento do Outubro Rosa em Serra da Tapuia

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira 29 de outubro de 2014, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo no distrito Serra da Tapuia, mais uma Ação do Outubro Rosa.

Desde o início da semana atividades têm sido desenvolvidas no município visando alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e também estimular o público alvo a procurarem assistência médica e realizarem exames clínicos.








Vejam Mais Fotos AQUI

Sítio Novo/RN: Secretarias de Saúde e Assistência Social Realizam Semana Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Sítio Novo, vem realizando ao longo da Semana na Sede do Município as comemorações do Outubro Rosa, a Semana que começou com o cine Rosa mostrando às Mulheres o cuidado de se cuidar e se prevenir do Câncer de Mama através dos filmes, passando pelo Fórum das Mulheres onde houve a abertura uma Palestra sobre a história do OUTUBRO ROSA com a Fisioterapeuta Gabriely Azevêdo através de slides, depois foram divididos os grupos em oficinas onde foram discutidos os temas: 1- Promoção, Prevenção e Recuperação, ministrados pelas Enfermeiras Rosivânia Azevedo e Walthércia Cosme; 2.-Alimentação e Nutrição no Câncer de Mama com as Nutricionistas Kadidja Kelly e Angela Charllena; 3- Auto Estima, valorização da mulher com o Psicólogo Itassuan Wagner. 
As Secretarias ainda presentearam as Mulheres com alguns brindes, o evento contou com a presença da Secretária da Assistência Social Suzana Ferreira, representando a secretaria de educação a Coordenadora Rosígma Teixeira, a secretaria de saúde a enfermeira Rosivânia Azevedo, Vereadora Nira bem como a participação das mulheres Sitionovenses, ao final todas foram ao Espaço Beleza.







Vejam Mais Fotos AQUI

Blog participa de aniversário do pequenino Leandro Filho (Lele)

O blog participou nesta segunda-feira (27) do aniversário do pequenino Leandro Filho (Lele), filho de Jaqueline Ferreira e Leandro.

Parabéns Lele, que Deus te de muitos e muitos aninhos de vida cheios de saúde, amor e paz.



Vejam Mais Fotos AQUI

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Serra da Tapuia: Outubro Rosa será realizado nesta quarta-feira 29 no distrito

A Prefeitura Municipal de Sítio Novo, através da Secretaria Municipal de Saúde convida as mulheres a participar do evento Outubro Rosa que sera realizado nesta quarta-feira 29 de outubro no centro de Convivência e de Fortalecimento de Vínculo no distrito Serra da Tapuia.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Veja a programação dia 29 :
09h – Café da manhã.
09:30h – Composição da mesa.
09:40h – Abertura : Palestra sobre a história do OUTUBRO ROSA.
Facilitador: Fisioterapeuta Gabriely Azevêdo
10h – Oficinas
Tema 1 – Câncer de mama: promoção, prevenção e recuperação.
Facilitador: Enfª Rozivânia Azevêdo e Walthércia Cosme
Tema 2 – Alimentação e Nutrição no câncer de mama.
Facilitador: Nutricionistas Kadidja Kelly e Angela Charllena
Tema 3 – Auto estima e valorização da mulher.
Facilitador: Psicólogo Itassuan Wagner
Tema 4 – Auto-exame das mamas.
Enfª Anna Glaúcia
11h – Intervalo para almoço.
13h – Espaço Beleza.

'Surpreso' diz Henrique sobre participação de Lula na campanha no RN

Henrique Eduardo Alves, candidato ao governo do RN pelo PMDB (Foto: Canindé Soares/G1)O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), disse nesta terça-feira (28) que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha eleitoral no Rio Grande do Norte foi uma "surpresa". Lula gravou propaganda eleitoral a favor de Robinson Faria (PSD), eleito governador no pleito de domingo (26). Ao mesmo tempo, Alves elogiou a conduta da presidente reeleita Dilma Rousseff, que, segundo ele, "se manteve equidistante do processo, em uma conduta correta".
Henrique Eduardo Alves retomou nesta terça os trabalhos como presidente da Câmara. Perguntado se a aliança com o PT foi prejudicial ao PMDB nos estados, ele disse que sim e citou o Rio Grande do Norte como exemplo. "Há casos que essa aliança foi prejudicial. O meu estado é um exemplo disso. A presidente Dilma se manteve equidistante do processo, não teve nenhuma participação de que tenha se dedicado a A ou B, em uma conduta correta. Mas houve participação do ex-presidente Lula, o que pra mim foi uma surpresa, mas já deixei isso. Eu tenho maturidade, experiência para entender circunstâncias do momento", falou.

Dilma só superou votação de Aécio às 19h32; veja gráfico

GráficoA presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) só passou à frente de Aécio Neves (PSDB) durante a apuração dos votos no domingo (26) às 19h32, com 88,9% do total apurado. Um gráfico elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra a evolução dos votos recebidos pelos dois candidatos à Presidência.

Aécio inicou a apuração, às 17h01, com 51,62% dos votos válidos. Quatro minutos depois, ele abriu sua maior vantagem durante toda a apuração, chegando a 67,7% (isso com apenas 139.808 votos contabilizados).

A petista foi diminuindo a diferença gradativamente. Ela chegou aos 40% às 17h29 (com quase 10 milhões de votos verificados). Às 18h26, foi registrada a maior diferença do candidato do PSDB em relação à candidata do PT em número absoluto de votos: 6.773.669 (até então mais da metade dos votos já haviam sido contados).

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A Presidente Dilma obteve 2.736 votos em Sítio Novo

Dilma Rousseff: 2.736 votos - 81,57%
Aécio Neves: 618 votos - 18,43%

Comparecimento do eleitorado
3.663 eleitores
Votos em branco: 63 votos - 1,72%
Votos nulos: 246 votos - 6,72%
Votos válidos para presidente: 3.354 - 91,56%

Sítio Novo/RN: Eleitores comemoram vitória de Robinson Faria no município


Após o resultado da virada de Robinson Faria em Sítio Novo, centenas de sitionovenses saíram em carreata pelas ruas da cidade. Robson faria teve 1.627 votos contra 1.612 de Henrique Alves, uma maioria de 15 votos.

Neste segundo turno Robinson Faria contou com o apoio do Major Edilson, os vereadores: Edilson Junior, Adegilson(Gi), Hélio Fitas, Judrene, o suplente de vereador Délson e demais lideranças do município:






domingo, 26 de outubro de 2014

Sítio Novo/RN: Robinson Faria vira no 2º turno e vence com 15 votos de maioria

ROBINSON FARIA – 1.627 
HENRIQUE ALVES – 1.612
Brancos – 115
Nulos – 309
Abstenção – 1.257
Comparecimento: 3.663 votos, a diferença de Robinson para Henrique foi de 15 votos.

Dilma Rousseff é reeleita presidenta do Brasil


A presidente Dilma Rousseff (PT) venceu Aécio Neves (PSDB) na disputa em segundo turno e foi reeleita neste domingo (26) para um novo mandato como presidente da República (2015-2018). O resultado foi confirmado pelo sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 20h30, quando 98% das urnas estavam apuradas e não havia mais possibilidade matemática de virada.
Até a última atualização desta reportagem, com 98,82% das urnas apuradas, a petista tinha 53.830.577 votos (51,54%) e o tucano, 50.606.537 votos (48,46%).

Robinson Faria é eleito governador do Rio Grande do Norte

Robinson Faria, candidato ao governo do RN pelo PSD, dá entrevista no local de votação (Foto: Elias Medeiros/G1)Robinson Faria, do PSD, foi eleito neste domingo (26) governador do Rio Grande do Norte. Apuradas 94% das urnas no estado, Robinson apareceu com 54,38% votos válidos -- um total de 828.102 votos. O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) ficou em segundo lugar.
Natalense, Robinson Faria tem 55 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Filho de empresário, entrou para a política por iniciativa própria e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Nos dois últimos mandatos como deputado (2003-2006/2007-2010) foi presidente da Assembleia Legislativa.
Em 2010, Robinson foi eleito vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM), atual governadora do estado. Ele assumiu a Secretaria de Recursos Hídricos no início do governo, mas rompeu com a governadora oito meses depois.

sábado, 25 de outubro de 2014

Ibope: Robinson Farias tem 54%, e Henrique Alves, 46% dos votos válidos


Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida para o governo do Rio Grande do Norte:
– Robinson Faria (PSD): 54%
– Henrique Eduardo Alves (PMDB): 46%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi. No levantamento anterior, divulgada no dia 15 de outubro, Robinson aparecia com 54%, e Henrique, com 46%. Segundo o Ibope, Robinson mantém vantagem na véspera da eleição.

Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% dos votos válidos

Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% (Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% (Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% (Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% (Editoria de Arte/G1))))Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
– Dilma Rousseff (PT): 53%
– Aécio Neves (PSDB): 47%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 23, Dilma tinha 54% e Aécio, 46%.

Sítio Novo/RN: Prefeitura através da Secretaria de Saúde irá promover a semana do Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Sítio Novo, através da Secretaria Municipal de Saúde irá promover a partir da próxima – Segunda Feira (27) a semana do outubro rosa, toda a programação acontecerá na sede do CRAS e se estenderá até a próxima Quinta – Feira ( 30 ), o Outubro  é o mês onde se intensifica as campanhas sobre os cuidados do Câncer de Mama,  a Semana trás o TEMA: ” Um Toque Pode Salvar sua Vida ”.
Cronograma Aqui

Sítio Novo/RN: Agentes Comunitários de Saúde receberão piso salarial a partir de Janeiro de 2015

Com o intuito de tratar sobre a adequação do piso salarial dos Agentes Comunitários de saúde, piso nacional aprovado pela Lei Federal Nº 12.994, de 17/06/2014, o prefeito Richardson Xavier Cunha(Nenem), acompanhado da Secretária de Saúde Rivagma Teixeira, se reuniram na manhã desta Quinta-feira (23/10), com uma comissão formada por Agentes Comunitários de Saúde do município. .
Na ocasião, o prefeito apresentou uma proposta significativa de quando e como poderia pagar o piso a categoria, onde será criado um Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores, assegurando o piso nacional de R$1.014 aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Na proposta a administração municipal passaria a pagar o piso a partir de janeiro de 2015, juntamente com os meses retroativos.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Eleições: Quem tinha de pular já foi, agora não pula mais

pulandoPor Robson Pires: Reta finalíssima de campanha chegou e o fim do “pula-pula” das lideranças políticas em torno das duas candidaturas ao governo. Por enquanto ninguém quer mais se manifestar, mas depois terão que explicar a opinião pública o que diziam no passado e a mudança.

Isso a população analisa profundamente. Essas mudanças de posições ligeiramente deixam o eleitor com muitas dúvidas, podendo levar à perda da sua credibilidade. Por hora, quem tinha de pular já foi, agora não pula mais.

Em debate, Robinson fala sobre projetos para segurança pública

robinson segurançaO último debate das eleições para o Governo do Estado no Rio Grande do Norte foi marcado pela apresentação de propostas do candidato Robinson Faria (PSD), com destaque para a área de segurança pública. “A segurança será a prioridade número 1 do nosso governo. Vamos investir 10% do orçamento na segurança pública”, destaca Robinson.
Além do investimento, Robinson falou sobre o projeto de integração das polícias militar, civil e técnica. “Vamos criar as Centrais de Polícia 24h para atender a todo tipo de ocorrência de forma rápida, com a integração das polícias militar, civil e técnica”, comenta. 
O projeto de Robinson para a segurança pública contempla ainda uma grande força tarefa envolvendo todas as áreas da administração para reduzir os índices de violência e incentivo para a inteligência e tecnologia.

Em debate, Henrique diz que RN precisa optar pela mudança

henrique debateO candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, afirmou, no debate da InterTV Cabugi, realizado nesta quinta-feira (23), que o Rio Grande do Norte precisa optar pela mudança na eleição do próximo domingo para superar a crise financeira e de gestão que atravessando nos últimos anos.
“O Estado com o vice-governador e a governadora juntos está ingovernável. Saúde, segurança, educação, falta de investimentos, geração de empregos. Vamos mudar isso. 
Mas não com o vice-governador, apoiado pela governadora Rosalba, para continuar isso que aí está. Precisamos mudar com responsabilidade, com experiência, para buscar as parcerias para que esse Estado possa resolver o seu caminho”, disse Henrique Alves.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Datafolha e Ibope, indica Dilma à frente de Aécio pela primeira vez no 2º turno

Ibope + Datafolha - 23.10Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (23) mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) aparece pela primeira vez neste segundo turno à frente do candidato Aécio Neves (PSDB) mesmo se for levada em conta a margem de erro de dois pontos. No Ibope, Dilma tem 54% dos votos válidos e Aécio, 46%; no Datafolha, a petista tem 53% e o tucano, 47%. 

Em todos os outros levantamentos anteriores feitos pelos institutos no segundo turno havia um empate técnico dentro do limite da margem de erro entre os dois candidatos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Em votos totais, Dilma tem 49% e Aécio, 41% no Ibope. No Datafolha, Dilma tem 48% e Aécio, 42%.

Vem aí, 1º Bolão de Vaquejada no Parque Pedro Dério em Sítio Novo/RN

Sítio Novo/RN: SMS realiza coleta de água dos carros pipas que transportam água para população

No último dia 16 de outubro do corrente ano foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através das Vigilâncias Sanitária e Ambiental a coleta de água de todos os carros pipas que transportam água para o município de Sítio Novo. A referida coleta aconteceu em frente a sede da secretária municipal de Saúde e foi realizada pelo coordenador da Vigilância Sanitária Pedro Florenço, o fiscal João Batista e o Agente de Endemias Roniérick Gomes.

Essas coletas são fundamentais, pois estaremos monitorando a qualidade da água que é servida para nossa comunidade através deste serviço. Informamos que as amostras foram encaminhadas para o LACEN (Laboratório Central) para diagnóstico. Este é mais um trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Sítio Novo em Destaque

Inter TV Cabugi promove hoje (23), debate com candidatos ao governo do RN

O último debate com os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte na TV aberta acontece na noite desta quinta-feira (23) na Inter TV Cabugi. O programa vai ao ar logo após a novela Império, e terá a mediação do jornalista Ari Peixoto. O debate colocará frente a frente os candidatos Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD).
O jornalista Ari Peixoto, que está em Natal para mediar o debate, acredita que o maior tempo para perguntas e respostas pode melhorar o nível do debate. “Como o debate desta vez tem menos candidatos, eles terão mais tempo para perguntar e responder. Com isso os telespectadores/eleitores terão oportunidade de conhecer melhor as propostas. Uma boa chance principalmente para os indecisos. No domingo a população decidirá quem se saiu melhor nos debates e nas eleições como um todo”, afirmou.